top of page
Obesidade e distúrbios associados

Quando ocorre um grande aumento no acúmulo da gordura corporal e a avaliação chamada índice de massa corpórea (IMC) atinge como resultado um índice igual ou maior a 30, estamos diante de uma obesidade do grau I, podendo chegar ao grau IV chamado obesidade mórbida.

Uma série de fatores determinam o quadro de obesidade, sendo que a interferência emocional se torna muito relevante.

O tratamento da obesidade tem inicio ao investigar se estamos diante de uma obesidade endógena, onde o aumento de peso se deve a problemas glandulares

ou se trata da obesidade exógena, onde  temos a causa no aumento da ingestão calórica devido ao consumo exagerado nas quantidades alimentares e de forma desorganizada, o que  geralmente está associado a altos níveis de ansiedade, gerando a compulsão alimentar em muitos casos. A obesidade é risco para o aparecimento de uma serie de doenças, patologias associadas, que se refletem em alterações metabólicas como a elevação da glicemia podendo se tornar um diabetes do tipo II ou provocar a hipertensão arterial (pressão alta) dentre outras complicações.

Seja qual for o tipo da obesidade, endógena ou exógena, temos igualmente o aumento de peso por elevação da massa de gordura corporal e será através da nutrição equilibrada, cardápio balanceado e a reeducação alimentar posta em  ação que teremos um emagrecimento saudável e a reversão do quadro de obesidade. Tendo comprometimento com o tratamento o sucesso é garantido!!

bottom of page